Conheça e cuide da sua pele da forma correta

19 abr 2018

Oi amores, você sabia que a pele pode ser dividida em 4 categorias? Não, e que cada pessoa tem um tipo de pele sendo elas: normal, seca, oleosa ou mista? Hoje vou te ajudar a descobrir o seu tipo de pele e ensinar como fazer a limpeza de pele, tudo isso no post de hoje do Dito e Feito.

 

Identifique o seu tipo de pele?

  • · Normal: Os poros são finos, há boa circulação sanguínea, textura aveludada, suave e lisa, além de transparência e frescor uniforme, cor rosada e sem manchas.
  • · Seca: Incapaz de reter água no volume necessário. Há reduzida produção de lipídeos, que são necessários para reter a umidade e construir um escudo protetor contra influências externas, gerando um comprometimento da função de barreira. É classificada em níveis:

– Pele seca: levemente seca, apresenta sensação de rigidez, aspereza e tonalidade mais opaca;

– Pele muito seca: leve descamação ou área escamosa, aspecto áspero e manchado, sensação de rigidez e possibilidade de coceira;

– Pele extremamente seca: aspereza, rachaduras com tendência a formar fissuras, descamação e coceira.

  • Oleosa: Alta produção de sebo. Os poros são visíveis e aumentados, brilho excessivo, pele grossa e pálida.

  • Mista: Apresenta a zona T (testa , queixo e nariz) com característica oleosa, poros ampliados e algumas lesões de cravos. Porém, nas bochechas, a pele é normal a seca. (Esse é o meu tipo de pele)

Como tratar cada tipo de pele?  Limpe o rosto pela manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade, resíduos de maquiagem e poluição, isso leva à obstrução dos poros e, assim, favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce. Para peles oleosas e mistas, o ideal é optar por sabonetes a base de adstringentes para a remoção das impurezas e desobstrução dos poros. Nas peles secas e normal, o mais indicado é o sabonete líquido com pH neutro.

Para entender qual o melhor sabonete para cada tipo de pele, confira as dicas:

Pele normal: sabonetes devem conter hidratantes como alantoína, cânfora, hamamélis e própolis;
Pele oleosa: deve-se intensificar a limpeza e suavizar a hidratação, sabonetes adstringentes que garantem a limpeza e hidratação. Os produtos a base de ácido salicílico, enxofre, sulfacetamida sódica, própolis e hamamélis ajudam a controlar a oleosidade ao mesmo tempo em que limpam e hidratam;
Pele seca: precisa suavizar a limpeza e intensificar a hidratação, portanto os produtos devem ser a base de manteiga de karité, óleo de amêndoas, extrato de semente de uva, lactato de amônia e laurisulfato.

Outro produto essencial para os cuidados da cútis é o protetor solar.  Depois da limpeza tonifique e equilibre o ph da pele.

 

E claro não se esqueça de retirar a maquiagem corretamente, confira abaixo os seis passos básicos da limpeza ideal:

1º: para o rosto use limpe com algodão molhado de demaquilante em creme, líquido ou lenços;

2º: para os olhos, use um produto bifásico próprio;

3º: a máscara de cílios é um dos produtos de maquiagem mais difíceis de retirar, portanto é necessário um algodão levemente umedecido.  Deixe o algodão alguns segundos no olho para amolecer a máscara e depois faça movimentos de cima para baixo com delicadeza;

4º: Lave o rosto com água fria para fechar os poros e ativar a circulação;

5º: Passe um tônico ou adstringente;

6º: Passe o creme para pele e área dos olhos (redutores de olheiras ou antirrugas)

Fonte: A crítica

No comments yet

Deixe um comentário