Maquiagem é questão de saúde?

15 abr 2015


Maquiagem é uma rotina para a maioria das brasileiras, porém cuidado o uso incorreto pode levar a paraplegia. Se você não sabe essa é a realidade atual da australiana Jo Gilchrist que usou a maquiagem da sua melhor amiga. A notícia do jornal britânico Daily Mail trouxe esse alerta de não sair por aí emprestando batons, sombras, pincéis.

No caso de Gilchrist ela usou a maquiagem e um pincel da sua melhor amiga para cobrir uma espinha na região das costas. Dias depois, Jo começou a sentir fortes dores na coluna. Para o seu desespero, o corpo de Jo começou a ficar dormente da cintura para baixo, tudo isso assim, sem explicação. Jo foi levada para a sua cidade natal para se submeter a uma cirurgia de emergência. Os médicos descobriram que tratava-se de uma infecção por estafilococos, uma bactéria que habita principalmente na pele e mucosas de mamíferos e aves. Os microrganismos atingem os tecidos subcutâneos e a musculatura. No caso de Jo, a bactéria dominou completamente sua espinha. No hospital ela percebeu que a única coisa diferente que tinha colocado em seu corpo nos últimos dias era a maquiagem da amiga. “Ela tinha uma infecção no rosto e eu usei o pincel depois dela. Eu não tinha ideia de que isso poderia acontecer pois compartilho maquiagem o tempo todo”, contou. A infecção foi tão grave que Jo correu o risco de nunca mais andar novamente. Ela perdeu o controle do intestino e a bexiga. A mulher está tomando antibióticos e daqui a três meses poderá ser liberada para ir para casa. “Tive muita sorte que a bactéria foi para a minha espinha… Se fosse para o cérebro eu poderia ter morrido e se fosse para os membros eu teria de ser amputada”, disse.

 

Não é só isso pesquisando na internet achei outros problemas relacionados a maquiagem de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, duas em cada dez mulheres que usam maquiagem apresentam problemas oculares por conta do uso indevido dos produtos. Caso você use lentes de contato deve colocá-las antes de fazer a maquiagem.

Outro ponto importante é a data de validade. A maioria dos cosméticos tem, em sua composição, corantes e conservantes com prazo de validade para agir.

Porque é necessário a remoção da maquiagem antes de dormir?

 

Um dos principais danos causados pelo hábito de dormir com maquiagem é o envelhecimento. Gradualmente o rosto vai sendo dominado por rugas profundas e até mesmo marcas de expressão. Os cosméticos afetam a pele e impedem os poros de respirar.

Assim, é recomendado lavar o rosto com água e depois usando um removedor apropriado para ter melhores resultados.

Não esqueça de lavar os seus pincéis…

Os pinceis devem ser lavados semanalmente ou quinzenalmente (dependendo da frequência do uso) com água morna e sabão neutro, o excesso de água deve ser retirado com papel ou toalha e eles devem secar ao ar livre.

Isso já foi tema aqui no Dito e Feito (relembre aqui)

Não empreste…

Pote de creme

Não mergulhe os dedos diariamente no pote de creme é um prato cheio para a proliferação de bactérias. É inevitável, isso já acontece naturalmente, imagina com mais uma pessoa colocando a mão no produto. Segundo especialistas, mesmo com a pessoa lavando as mãos ainda há chances para as bactérias do rosto ou dedos passaram para o seu creme favorito. Para minimizar os riscos use uma pequena espatula ou colher para retirar o produto do pote, sempre lavando regularmente.

Gloss labial e Batom

Qualquer produto que toca diretamente nos lábios pode se tornar fonte de infecções.  No caso do gloss pior ainda, pois estamos falando de um produto pegajoso que se espalha fácil, além do que o aplicador nunca pode ser completamente limpo uma vez que está contaminado.

Pinça

Isto porque se algum sangramento ocorrer quando o cabelo for puxado, a pinça pode infeccionar a outra pessoa que usa. Se você faz a sobrancelha com pinça e em salões de beleza, certifique-se de que os instrumentos usados são esterilizados. Já quem faz em casa, pode usar compressas de álcool para limpar as pinças.

 

Esponjas de maquiagem

A superfície porosa e macia são um paraíso para os germes que causam a micose, especialmente se você costuma molhar a esponjinha. Para acabar com este ambiente perfeito para as bactérias lave suas esponjas semanalmente com água quente e um shampoo suave. Depois, deixe-as secar em uma área bem ventilada.

Rímel

Pálpebras e cílios podem ser o lar de uma série de bactérias. Por isso, usar um rímel infectado pode causar até a inflamação da córnea. Não importa se a pessoa que usou está com os olhos aparentemente saudáveis pois muita gente não apresenta sintomas de doenças oculares – e mesmo assim as têm.

É O MAIS IMPORTANTE NÃO USE MAQUIAGEM VENCIDA!!!!

A maquiagem vencida também pode causar estragos na pele. Bolhas, coceiras e alergias são apenas alguns dos problemas. Pinceis sujos podem armazenar vírus como o da herpes e os batons velhos podem causar verdadeiras feridas nos lábios. 

 

 

 Fontes: Vila Mulher, Bolsa de Mulher, Sua Corrida e O Globo.

No comments yet

Deixe um comentário