Organização pelo metódo Marie Kondo

22 set 2015


Marie Kondo é considerada um guru da organização, autora do livro, A mágica da arrumação, o diferencial é a abordagem inovadora para acabar de vez com a bagunça. O método é simples, porém transformador. Em vez de basear-se em critérios vagos, como “jogue fora tudo o que você não usa há um ano”, ele é fundamentado no sentimento da pessoa por cada objeto que possui.

O ponto principal da técnica é o descarte. Para decidir o que manter e o que jogar fora, você deve segurar os itens um a um e perguntar a si mesmo: “Isso me traz alegria?” Você só deve continuar com algo se a resposta for “sim”.

Pode soar estranho no começo, mas, acredite, é libertador. Você vai descobrir que grande parte da bagunça em sua casa é composta por coisas dispensáveis.

Prático e eficiente, este método não vai transformar apenas sua casa – ele vai mudar você. Rodeado apenas do que ama, você se tornará mais feliz e motivado a criar o estilo de vida com que sempre sonhou.

Achei na ELLE e no site SOS Solteiros algumas das dicas que estão no livro:

Junte todas as suas roupas, sim isso inclui as sujas e as que estão secando no varal

Faça um pilha com todas elas, sente-se e pega uma por uma e sinta o que essa peça te transmite, o que transmitir alegria/felicidade fica o resto é DESCARTE (sim sem drama!)

Não pode pedir opinião de ninguém durante o processo

Descobrir quais as roupas precisam ser dobradas e quais vão para o cabide

Ao guardar os itens dobrados em gavetas e/ou prateleiras, não embolar nada, nem colocar uma coisa em cima da outra (Caraca só nessa parte vai mais da metade do meu armário #medo)

Comece pelas coisas que você tem menor apreço e deixe as coisas de valores sentimentais pro final: cabos, papeis, livros, equipamentos de cozinha e por último aquela coleção de caixas de iPhone antigas, que você guarda como recordação.

Ao chegar em casa após um dia de trabalho, jogar as coisas pro alto parece até um ritual de libertação. Mas não é, pois você fica preso a bagunça. Resista essa tentação, só relaxe depois de colocar as coisas no lugar, então perceba como o seu descanso terá mais qualidade.

Tá pensando que é fácil ser organizado, eu estou na caminhada vem comigo (risos), coragem o resultado final é libertador.

Beijos e até amanhã

Janaína Guimarães

Imagem: Saraiva

Fonte: Elle, Sos Solteiros e Saraiva

No comments yet

Deixe um comentário