Minha primeira vez de Rappel e no Buraco das Araras

Oi amores, iniciei o ano de 2017 com muita emoção, hoje conto para vocês a minha experiência no domingo (28/01) com a prática vertical, Rappel ou Rapel, no Buraco das Araras.

O que é e onde fica o Buraco das Araras? O Buraco das Araras é uma caverna em dolina de colapso (depressão em formato circular formado pela dissolução das rochas) com aproximadamente 327m de diâmetro e 128m de profundidade. Localizada no Distrito de Bezerra próximo ao município de Formosa (GO), a 125km de Brasília. No seu interior encontra-se uma densa floresta de vegetação, com samambaias gigantes e uma lagoa subterrânea de água azul, no meu passeio não estava incluída a visita a lagoa, mas a Itakamã possui pacotes que incluem a visita a lagoa.
 Veja mais abaixo o vídeo dessa aventura completa.



O que é o Rappel?
 O Rappel é uma técnica de descida vertical, usada pelos praticantes de canionismo, espeleologia e escalada, que consiste em descer montanhas ou cachoeiras, utilizando cordas e outros equipamentos.
 Como surgiu a ideia do Rapel?
 O marido começou a pesquisar passeios diferentes, quem me conhece sabe que eu tenho medo de altura e era uma pessoa 0% aventureira, mas tudo na vida evolui e muda, viva!

Com qual empresa eu fiz e quanto custou o passeio? Tem limite de idade e alguma contraindicação?
 Fechamos o nosso pacote com a empresa Itakamã. O preço do pacote por pessoa é de R$ 330,00 à vista, ou duas (entrada + 1) de R$ 175,00, mas se você convidar três amigos ganha a terceira vaga inteiramente grátis (sem o translado). Sim, a idade mínima é de 12 anos com um dos pais ou com autorização por escrito dos mesmos a uma pessoa que esteja como responsável. Pessoas com sobrepeso acima dos 100kg e pessoas idosas fora de forma a Itakamã não aconselha esse passeio, pois mesmo que a caminhada seja curta, andando no total 600 metros (ida e volta), exige um condicionamento físico mínimo, devido ser um terreno irregular.

Existe algum tipo de controle oficial para pesquisar esse tipo de atividade?
 Sim, você pode pesquisar no site do Ministério do Turismo (MTur) se a empresa segue a Lei Geral do Turismo n° 11.771, e trabalha com gerenciamento de riscos e plano emergencial. A Itakamã Ecoturismo & Aventura está registrada no MTur n° 07.011351.10.0001-02. O nosso guia responsável foi o Maurício Martins que também possui cadastro no MTur n° 07.007101.96-6.
 
Como funciona o deslocamento para o Buraco das Araras?

Existem duas formas de ir para o Buraco, com deslocamento em carro próprio (foi o meu caso) ou com a equipe do Itakamã. Se você optar pelo deslocamento em carro próprio tem que sair de Brasília entre 6h30 e 7h, e encontrar a equipe no Buraco das Araras entre 8h e 8h30. Agora se você optar pelo passeio com a equipe do Itakamã, segundo o site, os visitantes fazem o deslocamento em veículos: carro, van ou micro-ônibus, embarcando às 6h30 e saindo às 6h50 da CLN 208 Bloco D, chegando ao Buraco das Araras por volta de 8h30. Em ambos os passeios a saída da caverna acontece por volta de 16h e em seguida o retorno para Brasília, com chegada prevista às 18h.

 O que está incluso no pacote?
 • Rapel (uma descida) e demais técnicas verticais desenvolvidas na cavidade;
 • Entrada no atrativo natural com os procedimentos de segurança e rapel (opcional);
 • Fornecimento de capacete e equipamento de segurança vertical coletivos e EPIs;
 • Acompanhamento de guias especializados (registrados no MTur);
 • Primeiros socorros;
 • Seguro de acidentes pessoais.

 O que levar?
 • Lanche (sem uso de maionese) e água (no mínimo 1 litro);
 • Mochila (não levar bolsas laterais ou sacolas);
 • Bota ou tênis, repelente, protetor solar;
 
E você já fez Rappel? Não esquece de me contar suas aventuras aí nos comentários.
 Fonte: Itakamã
 Imagens, vídeo e texto: Janaína Guimarães

                          Beijo e fique com Deus
                            Janaína Guimarães

2 thoughts on “Minha primeira vez de Rappel e no Buraco das Araras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *