Resenha Literária: Casamento Blindado

25 mar 2014


Prometi na virada do ano que vou ler um livro por mês, o escolhido do mês de fevereiro foi “Casamento Blindado” escrito por Renato & Cristiane Cardoso. A narrativa com 268 páginas funciona com um manual para um relacionamento de sucesso. O interessante é encontrar a visão feminina (Cristiane) e masculina (Renato) de um mesmo evento relatado. Os autores tomam como ideia que o casamento é como uma empresa.
Pode parecer uma visão materialista, mas não é nesse caso Renato nos mostra como ficamos acomodados no cotidiano. Para isso cita como exemplo discussões cotidianas em que alteramos a voz e gritamos com o nosso companheiro, fato que não repetimos no trabalho. Inclusive cita o exemplo de no meio de uma discussão e toca o telefone e mudamos o tom de voz para atender o chefe, sendo que não conseguimos repetir essa maturidade ao conversar com o cônjuge. No final de cada capítulo os autores provocam o leitor a postar no seu twitter e/ou facebook frases de apoio, eu cheguei a postar uma para experimentar, mas não senti necessidade de continuar postando.
O livro não foge de assuntos polêmicos como “sexo” e “divórcio” e os aborda de forma direta. Uma palavra a meu ver define a mensagem desse livro: respeito. O respeito no modo de tratar, falar e até agir com o seu cônjuge. 

É importante frisar que os autores cristãos e por isso, sim o livro tem a Bíblia como bússola, mas não dita regras de religião. Acho importante lembrar esse fato, pois isso para certos leitores já é determinante como fator de compra. 
Comprei na livraria Saraiva por R$ 29,90, mas vi hoje no site e está custando atualmente (25/03/2014) R$ 23,90 ().

Quatro estrelas, pois é uma leitura densa e 
admito que larguei o livro um pouco de lado em alguns momentos.
Foto e texto: Janaína Valadares 

No comments yet

Deixe um comentário